segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

Imagine que os chacras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete.
Na Doutrina Espírita os chacras são chamados de Centro de Força.

Várias terapias, como o Reiki e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.

Para a Doutrina Espírita os chacras, chamados ali de Centros de força do Perispírito, são órgãos que acompanham a alma, após a morte do corpo físico e, quando da encarnação, presidem à organização somática. Também é através do chakra localizado no ombro que a psicografia é possível. Na obra Evolução em Dois Mundos, o espírito André Luiz narra sua evolução nos seres vivos.

Cada chacra, no corpo físico, está diretamente ligado, além de um plexo nervoso, a uma glândula específica. Os sete principais seguem o elenco apontado pela teosofia, mas dezenas de outros existem. Em alguns livros são também nominados de "centros psíquicos" e em Kardec aparecem como "poros perispiríticos". Embora claramente definidos pelas obras psicografadas desde a década de 1940, a aceitação no meio espírita ainda não é total, havendo grande resistência a este estudo, sob alegação de "influência oriental".

Nos anos 60, foi estudado pelo ex-padre e grande espírita, Carlos Torres Pastorino, na obra "A técnica da mediunidade".

Cada um dos chacras está associado a determinadas emoções e sentimentos. Isto explica a somatização das emoções em nossos corpos e o funcionamento de técnicas ocidentais modernas como o passe espírita.

-Tudo tirado da Wikipédia!! Salve!! =)


~Necessita livrar-se do seu medo para liberar seu instinto de sobrevivência (TERRA – BASE DA ESPINHA );
Da sua culpa para libertar seus prazeres (ÁGUA );
Da sua vergonha para poder ter sua força de vontade livre (FOGO - ESTÔMAGO);
Do seu remorso/pesar para libertar seu amor (CORAÇÃO); de suas mentiras para soltar a verdade (SOM – GARGANTA);
Das ilusões para libertar seu discernimento [maior deles é a separação. Somos todos um e estamos todos ligados ao todo] (LUZ – CENTRO DA TESTA) e das suas fixações mundanas [ligações terrenas] para liberar suas energia cósmica (PENSAMENTO – ALTO DA CABEÇA).

Água é o Elemento da Mudança.

Terra é o Elemento da Substância

Fogo é o Elemento do Poder

Ar é o Elemento de Liberdade


PERSEGUIR
SUA PAIXÃO E A VIDA O RECOMPENSARÁ!

(Texto feito por Giuliano Viveiros Ronca)

Nenhum comentário: